quarta-feira, 8 de maio de 2013

Caso Décio Sá: relatório mostra ligação de advogados a acusados



Relatórios de visitas a presos pela morte do jornalista Décio Sá mostram que os advogados do pistoleiro Jhonatan Silva visitaram com frequência os acusados de serem os mandantes do crime, depois que os envolvidos foram presos. O assunto foi exibido com exclusividade no JMTV 2ª edição desta quarta-feira (8).
As investigações apontaram que o pistoleiro teria sido contratado por Glaucio Alencar e o pai dele José de Alencar Miranda. Em todos os depoimentos que prestou até agora, Glaucio Alencar e o pai dele, José de Alencar de Miranda negaram qualquer ligação com o pistoleiro.
Contudo o relatório de visitas a Glaucio Alencar na prisão - obtido com exclusividade pela TV Mirante - mostra que o advogado do pistoleiro, José Berilo Freitas Leite, visitou o suposto mandante Glaucio Alencar pelo menos 24 vezes na prisão entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano.
José Berilo Freitas Leite defende Jhonatan no processo que apura a morte do jornalista Décio Sá, em abril do ano passado. Ele também visitou o pai de Glaucio, José Alencar de Miranda. Por telefone, o advogado negou. “Não fui visitar Glaucio uma vez sequer”, disse.
Já o outro advogado do pistoleiro é Pedro Jarbas da Silva. Ele também diz que nunca visitou Glaucio. “Quando a gente vai ao quartel, eventualmente a gente encontra a turma ali, porque o espaço é bem diminuto. Um cumprimento formal sempre. Eu não sou o advogado deles. Quem é o advogado deles é o Adriano que eu conheço. Talvez por outras, nós estamos todos na fila lá aguardando pra falar e a gente cumprimenta, conversa e tudo, mas, em se tratando de defesa, quem fala em nome do Glaucio e do Miranda é o Adriano”, justificou.
Entretanto, o relatório do presídio mostra que Pedro Jarbas fez pelo menos cinco visitas ao homem acusado de contratar o pistoleiro. E mais, os dois advogados que defendem Jhonatan de Sousa Silva fizeram visitas ainda para o capitão da polícia militar Fábio Aurélio Saraiva Silva, o Fábio Capita, acusado de ter fornecido a arma ao pistoleiro que matou o jornalista. Os nomes dos dois advogados aparecem no livro de visitas emitido pelo quartel onde o policial está preso.
Não é a única relação de proximidade entre pistoleiro e supostos mandantes que aparece em relatórios de visitas a presídios. Dois advogados de Glaucio Alencar chegaram a viajar mais de  2.500 quilômetros para visitar um comparsa do pistoleiro, preso em Minas Gerais.
Os advogados Éder Oliveira Ferreira de Sousa e Edson Gomes Martins da Costa foram ao presídio Nelson Hungria, em Contagem (MG) visitar o acusado Elker Farias Veloso – apontado como um dos homens que deram apoio a Jhonatan na fuga após a morte de Décio Sá.
O advogado Éder Oliveira Ferreira de Sousa não foi localizado pela produção da TV Mirante e o advogado Edson Gomes, negou que tenha ido a qualquer outro lugar do país buscar informações sobre o pistoleiro. “O nosso trabalho foi unicamente nesse Estado. Nós nos atentamos mais às provas que estão nos autos pra fins de esclarecer”, disse Gomes.
Mas o livro de visitas do presídio  mostra que no dia do dia 23 de janeiro, os dois ficaram mais de 1 hora com o preso. Em depoimento à polícia, o detento Elker disse que os advogados se identificaram como membros da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e que iriam ajuda-lo, mas que para isso, ele teria que ajudar a provar que o inquérito da morte de Décio Sá havia sido forjado.
A OAB-MA diz que não vê problemas na conduta dos advogados. “O advogado pode visitar pessoas presas desde que se identifique como tal e tem livre acesso à prisão. Pode significar também que os advogados estejam em busca de informações pra melhor embasar sua atuação no processo”, afirmou o presidente da Ordem, Mário Macieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário