terça-feira, 9 de abril de 2013

SES intensifica atendimento de saúde em Bernardo do Mearim e Lima Campos

Mais de 200 atendimentos oftalmológicos foram contabilizados no primeiro dia das ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) nos municípios de Bernardo do Mearim e Lima Campos. A primeira parte das atividades teve início na segunda-feira (8), durante a instalação do Governo Itinerante na Região do Médio Mearim, e foram encerradas nesta terça-feira (9).

As buscas pelos atendimentos na área de oftalmologia começaram cedo nas duas unidades de saúde. Além da consulta, os pacientes que necessitam de cirurgias de catarata e tratamento de glaucoma foram os maiores beneficiados. Expedito Ferreira da Silva, 67 anos, morador de Bernardo do Mearim, estava entre os pacientes diagnosticados com catarata. "É uma boa iniciativa porque tenho dificuldade para enxergar e agora vou fazer o procedimento gratuitamente. Espero voltar a trabalhar e ter uma vida normal", disse ele.

As ações de saúde nos municípios de Bernardo do Mearim e Lima Campos fazem parte da programação do Governo Itinerante. Médicos, enfermeiros e técnicos de vários departamentos da SES realizaram no primeiro dia de atendimento 78 exames laboratoriais, 163 consultas de clínica médica, 89 pediátricas e 178 dermatológicas; 207 atendimentos de aferição de pressão arterial; 224 exames de glicemia; 46 de prevenção de câncer do colo uterino e aplicação de 108 doses de vacinas em crianças, jovens e em adultos.

O secretário de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad, disse que a realização dos mutirões em vários municípios para atender a população de forma mais ágil, eficaz e com maior conforto para os pacientes, que não precisam se deslocar para outras regiões. "Realizamos recentemente mutirões de cirurgias de hérnia inguinal nos municípios de Coroatá, Barreirinhas e São Luís. Ainda esta semana vamos realizar novos mutirões de cirurgias oftalmológicas em Lago do Junco e de hérnia inguinal em Lago dos Rodrigues", informou ele.

A segunda etapa das ações de saúde do Governo Itinerante terá início na quinta-feira (11) e se estenderá até sexta-feira (12) nos municípios de Lago dos Rodrigues e Lago do Junco. Profissionais estarão trabalhando na prevenção do câncer ginecológico, com a realização de exame de citologia oncótica em mulheres em idade fértil; controle de hipertensão e diabetes (teste de glicemia, colesterol rápido, aferição de pressão arterial e exames de análises clínicas).

Atendimentos

Maria Rita dos Reis, moradora de Bernardo do Mearim, aproveitou a oportunidade para consultar e fazer exames. "Já consultei, fiz exame de colesterol e agora vou mostrar o resultado para o médico. Estamos muito felizes porque, além de contar com um hospital novo entregue pela governadora Roseana Sarney esta semana, estamos tendo médicos especialistas e exames", festejou.

Antes da inauguração do hospital de 20 leitos, os pacientes buscavam atendimento nas cidades de Pedreiras ou Igarapé do Meio. Miguel Barros de Brito, 61 anos, aproveitou a oportunidade para fazer exame de próstata. "Já fiz o exame há algum tempo e estou retornando porque sei da importância para prevenir e curar a doença".

A dona de casa Francisca de Albuquerque Gomes, 65 anos, de Lima Campos, tem pessoas diabéticas na família e buscou fazer o exame durante o mutirão de ações da saúde. "Minha vizinha veio e disse que estavam fazendo gratuitamente. Vou aproveitar para consultar e fazer exames de glicemia, colesterol e todos os outros que forem necessários".

Nenhum comentário:

Postar um comentário