segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

AL foi fundamental para garantir fim pacífico à greve, diz Magno

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (5), o vice-líder do governo, deputado Magno Bacelar (PV), destacou o esforço do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), para que a greve dos policiais e bombeiros militares, que se estendeu por 10 dias, tivesse um fim pacífico.

“Está de parabéns o senador [licenciado] João Alberto [secretário de Estado de Programas Especiais], mas está de parabéns, principalmente, esta Casa. Se não fosse o ambiente que esta Casa proporcionou, permitindo que os militares ficassem aqui pacificamente, nós presenciaríamos cenas não muito boas”, avaliou Magno Bacelar.

Na visão do vice-líder do governo, também foi acertado o posicionamento da Mesa Diretora em suspender a realização das sessões legislativas até que a greve chegasse ao fim, com o objetivo de garantir a segurança da Casa e concentrar esforços na busca do diálogo para acabar com o impasse. “Os deputados que têm compromisso com o Estado queriam resolver o problema. Só havia clima [para o debate em plenário] para a Oposição”, disse.

Para Bacelar, a questão dos militares só não foi resolvida na mesa de negociação em razão da intromissão de lideranças de outros estados, citando o ex-policial do Estado da Bahia, Marcos Prisco, e o deputado estadual do Estado de Roraima, Francisco Sampaio (PC do B). “O governo tinha uma proposta para ser apresentada. Os nossos policiais são pacíficos e estavam em processo de negociação. Mas grupos de fora vieram para o Maranhão e criaram ilusões, dificultando o consenso”, disse Magno.

Bacelar destacou o empenho dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público, para abrir um canal de diálogo para buscar um consenso. Ele ressaltou ainda a disposição da presidente Dilma Rousseff (PT) em atender imediatamente o pedido da governadora Roseana Sarney, encaminhando para o Maranhão homens da Força Nacional e do Exército.

“Esse grande acordo que aconteceu envolvendo o governo do Estado, envolvendo esta Casa, envolvendo os policiais e bombeiros militares, envolvendo todos os deputados, todos os 42 deputados, só teve um grande vencedor: o Maranhão”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário