terça-feira, 27 de setembro de 2011

Vice-governador visita municípios da Baixada Maranhense

Publicação: 26/09/2011 18:37
O vice-governador Washington Luiz Oliveira esteve, no último fim de semana, nos municípios de Bacuri, Serrano do Maranhão, Mirinzal, Cururupu e Bequimão, na Baixada Maranhense. A visita à região foi marcada por reuniões com prefeitos e lideranças comunitárias, vistoria a obras e participação em eventos.

Em Bacuri e Serrano do Maranhão, o vice-governador, acompanhado do superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Maranhão, José Inácio Sodré Rodrigues, e do Ouvidor da Segurança Pública do Estado, Ribamar Araújo, se reuniu com os gestores municipais, vereadores e lideranças comunitárias.

Na cidade, Washington Luiz informou que o Governo do Estado está finalizando a elaboração do programa estadual de combate à pobreza extrema, que está alinhado ao programa de combate à miséria do Governo Federal. "A governadora Roseana está empenhada em melhorar a qualidade de vida da população maranhense, e nós sabemos que esse trabalho precisa começar nos municípios", destacou.

O prefeito de Bacuri, Washington Luiz de Oliveira, destacou o apoio que o município vem recebendo. "Hoje, com a parceria da União e Governo do Estado, o município está avançando ainda mais", afirmou.

Durante reunião com lideranças comunitárias e municipais de Serrano do Maranhão, o vice-governador informou que o governo do Maranhão está trabalhando em sintonia com o Governo Federal para investir nos municípios maranhenses. "Vamos trabalhar juntos com a presidenta Dilma Roussef para trazer para esta região recursos necessários para o desenvolvimento da população nas mais diversas áreas".

Cururupu

Em Cururupu Washington Luiz se reuniu com o vice-prefeito, José Carlos de Almeida, gestores municipais, vereadores e a primeira-dama, Auzenira Pestana, que, representando o prefeito José Francisco Pestana, entregou ao vice-governador um protocolo de intenções.

"O governo do Maranhão quer fortalecer a parceria com os municípios para o desenvolvimento de políticas públicas em sintonia com o governo Federal, por isso garanto a vocês que encaminharemos esse documento aos secretários das pastas responsáveis por cada área discutida nessa reunião para que as demandas apresentadas sejam analisadas", afirmou o vice-governador.

A primeira-dama Auzenira Pestana ressaltou a importância da presença do vice na cidade. "Nós apoiamos o Governo Roseana e com a visita do vice-governador Washington Luiz, temos certeza que essa parceria será fortalecida", ressaltou.

O vereador Adailton Jorge, também destacou a visita de Washington Luiz como um marco para o município que pôde apresentar suas demandas. "O senhor veio ouvir nossas reivindicações, por isso acreditamos que o Governo do Estado investirá mais nas áreas em que nossa cidade precisa, principalmente no desenvolvimento dos jovens", declarou.

Frechal

O vice-governador Washington Oliveira também participou da programação de aniversário dos 220 anos de resistência negra na comunidade quilombola Frechal (município de Mirinzal), onde vivem 62 famílias remanescentes de quilombo.

Ao dar boas-vindas ao vice-governador, a presidente da Associação de Moradores do Quilombo Frechal, Jociane Silva Gomes, disse que atualmente a comunidade tem recebido programas do poder público e que a entidade está comemorando 26 anos de fundação e luta pela resistência negra. A líder comunitária entregou ao vice-governador um documento com 13 propostas encaminhadas pelas 24 comunidades quilombolas da região.

"É um prazer vir à comunidade neste momento simbólico e reafirmar que o governo está à disposição para apoiar o Quilombo Frechal, que tem grandes possibilidades de crescimento, sobretudo, no âmbito das políticas sociais", destacou Washington Luiz.

Bequimão

No município de Bequimão, Washington Luiz Oliveira, anunciou, em conversa com o prefeito Antônio Diniz Braga Neto e lideranças locais, o início das obras de recuperação da estrada que liga o porto do Cujupe ao município de Santa Helena. "Já foi dada ordem de serviço pela Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) e as obras devem ser iniciadas nos próximos dias", informou.

Ainda em Bequimão, o vice-governador visitou o lugar onde deverá ser construída uma ponte sobre o rio Itapetininga, interligando a sede ao assentamento Padre Paulo, onde vivem cerca de 6 mil habitantes.

Em reunião com o prefeito Antônio Diniz, o Washington Luiz discutiu a possibilidade de parceria entre o Município, Estado e do Governo Federal, por intermédio do Incra e do Ministério do Turismo, para a construção da ponte sobre o rio Pericumã, entre Bequimão e município de Central do Maranhão. Segundo Diniz, a obra irá trazer desenvolvimento para o turismo local, além de beneficiar o desenvolvimento do município.

Washington Luiz afirmou que o governo está buscando a melhoria da qualidade de vida da Baixada Maranhense, em parceria com os municípios. "Como vice-governador, estou visitando os municípios para reafirmar que o governo está trabalhando para melhorar a qualidade de vida da nossa gente", enfatizou. Em Bequimão, o vice-governador também se encontrou com os prefeitos de Governador Nunes Freire, Idalécio Wanderlei Fonseca; e de Olinda Nova, Conceição de Maria Cutrim Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário