segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Governo reforça sistema de segurança pública com 190 novas viaturas

SÃO LUÍS - A Secretaria de Segurança Pública (SSP) ganhará mais um reforço nas ações de combate à criminalidade com a entrega pelo governo do Estado de mais 190 novos veículos para as polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros. A solenidade de entrega será na quinta-feira, 22, às 10h, no Comando Geral da PM, no Calhau. Os investimentos na aquisição dessas novas viaturas ultrapassam R$ 4,5 milhões.
Como parte das ações de modernização e reaparelhamento do sistema de segurança pública, o governo do Estado está implantando uma série de investimentos, que contribuirão para o melhor desempenho nos trabalhos das forças policiais. Desde 2009 até este ano, o governo do Maranhão já entregou 680 viaturas, renovando toda a frota de veículos das instituições.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, a aquisição dos novos equipamentos trará resultados significativos que serão refletidos no aprimoramento da segurança de toda a sociedade maranhense. “Os investimentos representam o compromisso da administração estadual em modernizar todo o setor de segurança, adquirindo modernas viaturas, equipamentos, materiais para que os profissionais possam ter as condições adequadas e necessárias para dar resultados positivos e satisfatórios. O ganho será para toda a população”, ressaltou o secretário.
Modelos
Do total de 190 veículos que serão entregues, 125 são do modelo Ford Ecosport XL 1.6, ano 2010/2011 que foram adquiridos com recursos próprios do Estado e vêm adaptados com sinalização acústico-visual e plotagem de fábrica, identificados com a logomarca de cada instituição, radiocomunicação, compartilhamento para transporte de detidos, suporte para armas, sirene e giroflex (equipamento luminoso), entre outras atribuições. Em relação à distribuição, a Polícia Militar receberá, das 125, 50 veículos; a Polícia Civil, 47; o Corpo de Bombeiros, duas.
Para o Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim) serão quatro e para o Instituto Médico Legal (IML), duas. Outros quatro carros serão destinados para atender aos serviços administrativos da SSP. O restante dos 16 veículos deverá ser empregado nos trabalhos e ações conjuntas das polícias.
Além deste quantitativo, serão entregues mais seis viaturas para o Corpo de Bombeiros, sendo três do modelo Nissan, fruto de um acordo entre a SSP e o Ministério da Justiça (MJ), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), de R$ 327 mil; e ainda três Rangers doadss pela Senasp. A SSP receberá, também, 50 motocicletas modelo XTZ 250 Lander, Yamaha doadas pelo Ministério da Justiça (MJ) ao Maranhão, que serão destinadas à Polícia Militar para serem empregadas nas ações de patrulhamento ostensivo e preventivo em São Luís e em diversas cidades do estado.
As motocicletas vêm completas, com sirene, bagageiro, capacete, painel digital com giroflex em LED na cor branca, considerado o mais moderno para as polícias do país. “Estamos, também, executando um plano estratégico de melhorias estruturais em diversas cidades do estado, como construções, reformas de delegacias e batalhões, investimentos em aparato tecnológico, entre outras ações”, frisou o secretário Aluísio Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário