quinta-feira, 5 de maio de 2011

Secretários de Estado se reúnem com deputados da base governista

Quatro secretários de Estado se reuniram, nesta quarta-feira (4), no auditório do Hotel Praia mar, com deputados da base governista. Na pauta, foram discutidos diversos temas, entre os quais o funcionamento dos Centros Tecnológicos e questões relacionadas à segurança pública.  Presentes ao encontro, 25 parlamentares e os secretários Luís Fernando Silva (Casa Civil), Hildo Rocha (Assuntos Políticos), João Bernardo Bringel (Ciência e Tecnologia) e Aluísio Mendes (Segurança Pública).

Esta foi a terceira reunião entre os secretários e os deputados estaduais. Os encontros estão sendo realizados sempre na primeira quarta-feira de cada mês. O objetivo, segundo o secretário Hildo Rocha, é estreitar os laços institucionais entre os dois poderes, visando dar celeridades às políticas públicas de competência do Governo do Estado.

Rocha destacou a determinação da governadora Roseana Sarney de trabalhar em sintonia com o Governo Federal e os municípios. Ele anunciou que a Secretaria de Assuntos Políticos realizará Seminários Regionais de Lideranças a partir deste mês. “Os dados obtidos nesses encontros servirão para embasar os deputados na elaboração das emendas. É mais um mecanismo, mais um meio de ouvir as reivindicações e priorizar as demandas da população”, afirmou Rocha.

Os critérios para a liberação de emendas parlamentares destinadas aos festejos juninos foi outro tema debatido no encontro. O secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, esclareceu questionamentos dos deputados e apresentou sugestões para melhorar o processo de elaboração e encaminhamento de projetos e emendas.

Tecnologia e SegurançaNa reunião, João Bernardo Bringel explicou que a completa normalização do funcionamento dos Centros Tecnológicos depende de aprovação de Projeto de Lei encaminhado à Assembleia Legislativa. Bringel apresentou um levantamento detalhado acerca das unidades físicas implantadas, obras concluídas, unidades em avaliação e quantidade de servidores.

O secretário Aluísio Mendes conversou com os parlamentares sobre os avanços no campo da Segurança Pública e sobre o andamento das negociações com os policiais militares e delegados de polícia. “Para que o governo possa atender algumas das solicitações da categoria, é necessário alterar a legislação em vigor”, esclareceu o secretário. Quanto aos delegados de polícia, Aluísio Mendes disse que as negociações estão em andamento. “Estamos buscando os entendimentos necessários para que tudo possa ser resolvido imediatamente”, afirmou. 

O secretário de Segurança destacou a diminuição do índice de assaltos a instituições financeiras e a redução do índice de homicídios. Lembrou que 17 quadrilhas que atuavam em todo o território nacional foram desarticuladas no Maranhão em 2010, fato que levou a Federação Nacional dos Bancos (Febraban), a alterar o status do estado. “Saímos do grupo vermelho, composto por unidades federativas com alto índice de ocorrências, para o grupo considerado seguro”, ressaltou o Secretário.

Mendes também ressaltou as parcerias institucionais e o trabalho realizado pelos policiais. “Fomos o único estado nordestino a reduzir os índices de homicídios, segundo dados apresentados no Fórum Nacional de Secretários de Segurança Pública. Para isso, foi preciso parcerias, apoio da Governadora Roseana Sarney, criatividade e tecnologia. Nossa polícia é uma das melhores do Brasil”, destacou.

DEPUTADOS QUE PARTICIPARAM DO ENCONTRO

Afonso Manoel (PMDB)

Alexandre Almeida (PTdoB)

André Fufuca (PSDB)

Arnaldo Melo (PMDB)

Carlos Alberto Milhomen (DEM)

César Pires (DEM)

Dr. Pádua (PP)

Edilázio Júnior (PV)

Edson Araújo (PSL)

Eduardo Braide (PMN)

Fábio Braga (PMDB)

Francisca Primo (PT)

Hélio Soares (PP)

Hemetério Weba (PV)

J. Pinto (PR)

Léo Cunha (PSC)

Magno Bacelar (PV)

Manoel Ribeiro (PTB)

Marcos Caldas (PRB)

Raimundo Louro (PR)

Rigo Teles (PV)

Rogério Cafeteira (PMN)

Stênio Rezende (PMDB)

Vianey Bringel (PMDB)

Zé Carlos (PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário