quarta-feira, 11 de maio de 2011

Lançada Campanha de Vacinação contra aftosa em Chapadinha

Dep. Magno Bacelar, Prefeita Danúbia, José Ivo e Dr. Carlos Henrique

Aconteceu no último sábado (7), na Fazenda Angelim, a cerca de 4 km do Centro de Chapadinha, a Campanha de Combate à Febre Aftosa em Chapadinha. O deputado estadual Magno Bacelar (PV) e a prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro participaram do evento, que contou ainda com a participação do presidente da Associação dos Produtores Rurais de Chapadinha, José Luzia e de alguns criadores de gado do município.

Carol Marques, a instrutora do curso

O evento marcou também, o encerramento do curso de vacinação contra a aftosa, ministrado pela veterinária do SENAR, Carol Marques. Foi a oportunidade que os 15 inscritos de várias cidades da região tiveram para mostrar o que aprenderam durante o curso, que teve início na manhã do dia anterior, na sede da AGED, em Chapadinha.

O Maranhão tem o segundo maior rebanho do Nordeste, com mais de sete milhões de bovinos e bubalinos em todo o estado. A meta da campanha, que vai até o dia 31 de maio, é vacinar todo este rebanho, o que garantiria o reconhecimento do Maranhão como um estado livre da aftosa, garantido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O diretor regional da AGED, José Ivo e o diretor da Unidade Veterinária Local, Carlos Henrique Marques destacaram a importância de todos os criadores vacinarem seus rebanhos.

Zé Luzia pediu as vacinas à prefeita que garantiu a doação


O deputado Magno, que também é criador, falou da preocupação da governadora Roseana Sarney em colocar o Maranhão na condição de risco zero, melhorando qualidade do rebanho e colocando o estado novamente como um dos maiores produtores e exportadores do País.

A pedido do presidente das Associação dos Produtores Rurais, José Luzia, a prefeita se comprometeu em doar aos criadores locais, mil doses de vacinas, que custam R$ 18,00 cada. Danúbia informou ainda, que o deputado também doará a mesma quantidade de vacinas, totalizando duas mil doses. Pela atitude, ambos foram bastante aplaudidos.

A veterinária Carol Marques ainda ministrou uma palestra sobre aftosa e brucelose. No final, foi oferecido um churrasco, pelo proprietário da Fazenda Angelim, Carlos Henrique Marques.

Alunos do curso de vacinação e pequenos criadores de Chapadinha assistem palestra

Nenhum comentário:

Postar um comentário