sábado, 14 de maio de 2011

Ação Global deve reunir 25 mil pessoas, neste sábado, em São Luís

SÃO LUÍS - Quase 70 mil atendimentos, como consultas médicas, prática de esportes e cursos, serão prestados gratuitamente para as 25 mil pessoas que devem comparecer hoje ao Ação Global 2011. O evento, que está na sua 16ª edição, acontece na unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Tibiri, Km-5 da BR-135, das 8h às 17h. Com o tema "Um Brasil de Cidadania - A União da Indústria Rumo ao Futuro", o Ação Global faz parte da parceria entre o Sesi e a Rede Globo e no Maranhão tem o apoio da TV Mirante.
Para potencializar os atendimentos, ampliar a prestação de serviços e facilitar a identificação pelo público, a organização local do Ação Global dividiu as ações em nove áreas ou pavilhões que ocupam um espaço de quase 40 mil metros quadrados. Este ano, quem comparecer ao evento terá acesso a serviços nas áreas de Saúde, Qualidade de Vida, Esporte e Lazer, Educação, Cidadania e Direitos do Cidadão, Conhecimento e Tecnologia, Cultura, Empreendedorismo e Meio Ambiente.
Segundo a superintendente regional do Sesi, Andreia Marão, essa nova distribuição dos benefícios permitirá que as pessoas tenham acesso a um maior número de atendimentos. "Até o ano passado, por exemplo, os atendimentos da área de Esporte, Cultura e Lazer ficavam agregados em uma mesma área. Este ano, criamos os pavilhões ‘Esporte e Lazer’ e ‘Conhecimento e Tecnologia’. Assim, podemos aprofundar as ações dessas três áreas e prestar muito mais informação, entretenimento e conhecimento aos participantes", afirmou.
Novidade
A novidade deste ano fica por conta do pavilhão do Meio Ambiente, onde serão realizadas oficinas e palestras sobre educação ambiental, reciclagem e sustentabilidade. "Nesse pavilhão, nós teremos de forma mais participativa outra das inovações desta edição do Ação Global. Cada pavilhão possui uma ou mais indústrias madrinhas, que mobilizarão as comunidades do seu entorno a participar do evento. Essa é uma forma de repassarmos mais informações, conhecimentos e com mais qualidade", explicou Andreia Marão.
Os serviços médicos e odontológicos serão um dos mais procurados pela comunidade durante todo o evento, por isso, a organização decidiu separar os atendimentos em duas áreas: Saúde e Qualidade de vida. "Todos os anos esse tipo de serviço atrai um grande número de pessoas. Por isso nessa edição decidimos atuar em duas áreas de forma mais incisiva. O pavilhão da Saúde cuidará da parte curativa e o de Qualidade de Vida fará a prevenção", informou a superintendente regional do Sesi.
Somente na área da Saúde, serão oferecidos atendimentos em especialidades como clínica médica, cardiologia, pediatria, ginecologia, oftalmologia, odontologia, saúde da mulher, orientação física e nutricional, palestras sobre aproveitamento integral dos alimentos, dança de salão, dentre outros.
O serviço de emissão de documentos também possui uma demanda muito elevada. Por esse motivo nesta edição foram feitas algumas mudanças. Os usuários desse serviço poderão agendar uma data posterior para fazer a retirada dos seus documentos. As equipes que estarão trabalhando nessa área ficarão disponíveis até a quarta-feira, dia 18. "Nós percebemos que as pessoas que iam para retirar documentos ficavam tanto tempo na fila, por causa da grande procura, que não tinham acesso a outros serviços. Agendando o atendimento, eles podem aproveitar mais os serviços que estarão disponíveis", afirmou Andreia Marão.
Para fazer todos os atendimentos previstos, a edição desse ano do Ação Global conta com 2 mil voluntários e 120 parceiros. "A participação do voluntariado e das instituições parceiras é que fazem do Ação Global essa grande ação social, pois é um dia em que muitos profissionais dedicam parte do seu tempo em benefício das pessoas que precisam", disse Andreia Marão.
Mais
A retirada de documentos como CPF, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, além de serviços como orientação jurídica e corte de cabelo estarão disponíveis no pavilhão de Cidadania e Direitos do Cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário