quarta-feira, 13 de abril de 2011

SSP discute ações de segurança com a comunidade da Vila Luizão

A comunidade da Vila Luizão (área do Turu) recebeu representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), na terça-feira (12), para uma audiência pública na qual se discutiu estratégias de segurança preventiva de combate a criminalidade. As medidas visam atender as comunidades que residem naquela região de São Luís.

O encontro foi promovido pela Secretaria Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai) e contou com a presença de diversas autoridades ligadas ao setor de segurança pública. Participaram, também, lideranças comunitárias. A iniciativa é parte de uma série de encontros planejados entre a SSP e as comunidades de bairros da Região Metropolitana de São Luís.

Durante a reunião foram abordados diversos temas, como a aplicação de ações preventivas e a apresentação dos projetos sócio-educativos desenvolvidos pela Sadai, além de operações de policiamento ostensivo e repressivo da Polícia Militar em combate à criminalidade.

As lideranças comunitárias se manifestaram, apontando as demandas e necessidades dos bairros. Ao final, ficou agendada uma nova Audiência Pública para as próximas semanas com a presença do secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.

Reunião

O secretário adjunto, tenente-coronel Antonio Roberto da Silva falou dos programas do Sadai que estão em andamento e os que serão desenvolvidos em parceria com aquela comunidade. Ele reafirmou o compromisso da SSP em intensificar o patrulhamento policial naquela região, com foco no combate ao tráfico de entorpecentes e outros ilícitos. Abordou, ainda, a importância da aplicação de atividades de inclusão social, para retirar crianças, jovens e adolescentes do convívio de criminosos, oferecendo oportunidades de cidadania, resgate a auto-estima e qualificação profissional.

Na ocasião, o comandante do Policiamento Metropolitano (CPM, tenente-coronel Jéferson Teles fez um balanço das diversas ações do 8º BPM voltadas para aquela área, que envolve desde blitz, varreduras policiais e incursões em ruas e avenidas.

O supervisor do Centro Integrado de Defesa Social Norte (Cids-Norte), delegado Carlos Alberto Damasceno, falou do trabalho dos Cids, principalmente a repressão as drogas e atividades aplicadas em parcerias com a Polícia Militar.

Coordenadores dos projetos Jovens Construindo a Cidadania (JCC), Esporte sem Drogas e Inclusão Digital fizeram explanações sobre seus trabalhos e dos resultados da aplicação desses projetos nas comunidades, principalmente em localidades onde vivem famílias em situações de risco e vulnerabilidade social.

Poluição Sonora

A delegada Ana Teresa Duailibe, titular da Delegacia de Costumes, falou do trabalho das ações de policiamento e fiscalização dos crimes de poluição sonora. Ela anunciou que a partir de terça-feira (19), a Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) vai colocar em funcionamento o serviço Plantão de Combate à Poluição Sonora, que funcionará aos finais de semana, para atender as reclamações contra abusos excessivos de som de veículos, bares e locais de festas.

A delegada explicou que o Projeto Festa Legale é voltado para orientar proprietários de estabelecimentos e disciplinar o funcionamento quanto à poluição sonora, numa ação educativa e preventiva da SSP. Participaram também da reunião, o comandante do 8º BPM, major Raimundo Nonato Santos Sá; o comandante da 3ª Companhia do 8º BPM, Tenente Marcolino Moreira; e a coordenadora do Disque Denúncia (3223 5800), Helen Araújo.

Projetos da SSP

O coordenador Estadual de Polícia Comunitária capitão Marcos Silas David fez uma explanação sobre a capacitação que será oferecida a profissionais do Sistema de Segurança e representantes comunitários com o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, aplicado por meio de um convênio entre a SSP e o Ministério da Justiça (MJ). No total, serão cinco turmas, distribuídas na capital e no interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário