sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

MP pede afastamento da prefeita de Timon, Socorro Waquim (PMDB) por atrasar pagamentos de servidores


O promotor de justiça de Timon, Eduardo Borges, protocolou no fórum da cidade um pedido de afastamento da prefeita de Timon, Socorro Waquim (PMDB), por improbidade administrativa. A ação inclui também a Secretária de Educação do município, Suely Mendes. Segundo Eduardo Braga, Socorro foi denunciada por má gestão administrativa e atraso de pagamento dos servidores no exercício de 2010.

“Representantes do sindicato dos professores, sindicato dos guardas municipais e outros funcionários que procuraram o Ministério Público nos motivaram a mover a ação. Antes, havíamos impetrado duas ações para tentar bloquear os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Como não percebemos a boa vontade para regularizar a situação (pagamento de salários atrasados de professores), tivemos que ajuizar a ação pedindo o afastamento da prefeita”, afirmou o promotor.

A ação está nas mãos do juiz da 4ª Vara de Fazenda Pública de Timon, Simeão Pereira e Silva. Segundo o promotor, os atrasos são injustificáveis. “Desde o começo do ano, o atraso no pagamento vem só se intensificando. Em janeiro atrasava um mês, mas em setembro, já começou o acúmulo de três meses de atraso. Isso gera problemas para a manutenção de uma família. Não dá pra justificar este atraso, porque os recursos do Fundeb foram repassados sem problemas e ainda tiveram acréscimo de 21% em relação a 2009”, explicou.

Eduardo Braga também citou na ação que, por conta da falta de pagamento, serviços básicos estão sendo prejudicados na cidade, como a falta de medicação, próteses, leite e tratamento para domicílios, além do acúmulo de lixo no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário