quarta-feira, 26 de maio de 2010

Roseana entre o que "São" e os que "Estão"



Antes dos comentários abaixo é necessário ler a correta matéria de William Fernandes (blog da TV Mirante) sobre a visita de Roseana Sarney a Chapadinha.
Previsão do BlogComo o blog previu antes, a visita da governadora Roseana, do ponto de vista político, foi marcada pela tentativa de agradar a todos os grupos políticos dispostos a apoiá-la. Mas, nesse sentido, a visita da governadora se mostrou infrutífera. Roseana não disse o que Isaías queria ouvir (promessas de obras, convênios e liberação de verbas de projetos que ele deixou na administração de Jackson Lago) e Magno reclamou porque a governadora participou de eventos onde os antigos balaios usaram a presença de Roseana para desancar ataques contra ele e contra a prefeita Danúbia.
Na casa de IsaíasIsaías que costumava mobilizar grande número de seguidores em sua residência optou por uma conversa mais reservada com Roseana. A conversa serviria para Isaías selar definitivamente apoio à governadora, o que parece ainda não ter ocorrido. Os blogs da família noticiam que a governadora foi recebida, mas nada falam sobre a posição de Isaías quanto à reeleição de Roseana.
O Comício de VagnerVagner Pessoa que disputa com a sobrinha Izamara, os votos do grupo, fez um evento até maior que o do cunhado Isaías. Em frente à sua casa Vagner movimentou aliados e fez um discurso duríssimo contra Magno e Danúbia, na presença de Roseana. Em seu pronunciamento a governadora preferiu não entrar na polêmica e só falou de seu governo.
Calor no “Torres do Sol”O grupo de Magno reuniu mais de 500 pessoas em um jantar no Parque Aquático Torres do Sol. Retida pelos adversários de Magno, a governadora acabou chegando atrasada ao jantar. Quando chegou ouviu a prefeita Danúbia fazer defesa de seu governo e algumas reivindicações em nome da comunidade. Já o discurso de Magno foi mais acalorado.
“Amigos do Poder”Magno iniciou suas palavras com o velho estilo de não deixar “almoço pra janta”, reafirmou que a autoridade da prefeita Danúbia tinha que ser respeitada: “autoridade aqui é a prefeita Danúbia”, disse. Magno seguiu defendendo a administração de Danúbia e atacando os adversários a quem tratou como interesseiros: “até outro dia eles estavam do outro lado. São amigos do poder”, criticou, fazendo referência ao tempo em que Isaías estava com o governo Jackson e Zé Reinaldo; e lembrando que ele (Magno) manteve-se leal a Roseana e que Chapadinha até foi discriminada por isso.
O tempo dos “Balaios”A certa altura do discurso de Magno, um assessor da governadora chegou a pedi-lo que encerrasse as palavras e acabou dando a senha para mais um desabafo: “se ela (Roseana) perdeu tempo com meia dúzia de “balaios”, deve ter paciência em ouvir um amigo sincero que fala para um povo que sempre esteve com ela”, retrucou Magno sob aplausos de correligionários. Já o pronunciamento da governadora foi na mesma linha adotada nos eventos anteriores, tratou de assuntos de governo e passou longe das controvérsias paroquiais.
Na Casa de DanúbiaDo Torres do Sol Roseana Sarney foi dormir na residência da prefeita Danúbia e, pela manhã, conversou com lideranças municipais e regionais ligadas a Magno, deixando claro que apesar do mal-estar da noite anterior a amizade entre Magno, Danúbia e Roseana continua intacta. Afinal, ninguém passa a noite e toma café com inimigos.
Vila IzamaraNa inauguração da Avenida do Bairro, Roseana observou cerca de 5 mil pessoas que comemoravam a conclusão da obra, mas, junto com outros pré-candidatos, não participou da festa porque a prefeitura sorteava prêmios o que poderia ensejar ações contra ela na justiça eleitoral.
Câmara VaziaSegundo sua assessoria a governadora deixou de participar da Sessão Solene na Câmara porque precisou antecipar seu retorno à Capital devido à chegada de autoridades federais que a aguardavam em São Luis. Alguns vereadores não aceitaram a versão e levaram como desfeita a ausência da governadora na sede do parlamento municipal.
Vox PopuliOs acontecimentos da vinda da governadora foram muito didáticos ao exporem o comportamento dos políticos locais com relação aos detentores do poder estadual. A divisão entre os que são Roseana (Magno e Danúbia) e os que estão Roseana (Isaías e Cia) e a escolha da governadora em obter sua reeleição tentando agradar a gregos, baianos, “pebalaios” e “cambirimbas”, serão julgadas pelo povo em breve.
Postado por Alexandre Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário