domingo, 16 de maio de 2010

A ONDA DE ESTACIONAMENTOS PROIBIDOS EM CHAPADINHA-MA


William Fernandes - sexta, 14 de maio de 2010

Ao longo deste ano, postei neste blog algumas fotos de veículos estacionados em locais proibidos (veja aqui e aqui), como forma de alertar a todos sobre a necessidade de se respeitar as Leis de Trânsito e os direitos dos pedestres de transitarem pelas calçadas livremente.
Como nossa intenção não era a de expor e nem de “entregar” ninguém, fizemos questão de não identificar os proprietários dos veículos, pois como sabemos, cidadão nenhum, seja ele autoridade ou não, tem o direito de infringir leis.
Da mesma forma que fizemos matérias sobre o trânsito, fizemos sobre a falta de consciência com a limpeza da cidade. Postamos algumas matérias com fotos de lixo e entulhos jogados em vários pontos da cidade, de maneira indiscriminada.
De uns dias para cá, espalhou-se pela cidade a onda de “clicks” de alguns fotógrafos tupin-i-kis, que buscam os melhores ângulos para registrarem mágicos momentos de transgressões às leis por autoridades locais. Mostraram nos blogs fotos de carros que seriam de propriedade da prefeita Danúbia, do secretário de obras do município, José Almeida e do dono do Sistema Mirante de Chapadinha, Léo Castro.
Confesso que não entendia o porquê de tamanha corrida por flagrantes tão corriqueiros do nosso dia-a-dia. Foi aí que, em conversa com um amigo, fiquei sabendo que, recentemente, o telejornal JCTV, da TV Mirante de Chapadinha, havia exibido uma “nota coberta” de um flagrante de desrespeito às Leis de Trânsito, cometido pelo ex-prefeito de Chapadinha Isaías Fortes.
Então, para você que não teve a oportunidade de ver a nota que foi ao ar no JCTV, reproduzo aqui o texto escrito pelo jornalista Luis Carlos Junior, da TV Mirante, com uma sequência de fotos capturadas desde as imagens feitas pelo cinegrafista Alexandre Cunha.
Flagrante do Dia
Por Luis Carlos Junior
Mesmo com placas de sinalização espalhadas pela cidade, muitos motoristas ainda desrespeitam as Leis de Trânsito em Chapadinha. A calçada da Praça Coronel Luis Vieira serviu de estacionamento.
O flagrante de desrespeito às Leis do Trânsito foi registrado hoje pela manhã, pelo nosso repórter cinematográfico Alexandre Cunha. Este carro foi estacionado pelo ex-prefeito de Chapadinha, Isaías Fortes, em cima da calçada da Praça Coronel Luis Vieira, em frente à Câmara Municipal, sem ser incomodado pela Guarda Municipal, que se encontrava do outro lado da praça (a imagem mostra os guardas andando em grupo).
Meia hora depois, uma patrulha da guarda chegou e nada foi feito para que o carro saísse do local proibido. Em seguida, o motorista (Isaías, que ainda cumprimentou um dos guardas) entrou no carro e saiu como se nada tivesse acontecido.
Estacionar em desacordo com posições estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro é infração média, com multa de 80 Ufirs, perda de 4 pontos e remoção do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário