terça-feira, 17 de novembro de 2009

Operação Orthoptera prende ex-prefeita de Alcântara, ex-presidente do Sinduscon e mais 19


A ex-prefeita de Alcântara Heloísa Leitão, o ex-presidente do Sinduscon (Sindicato da Construção Civil) José Orlando Soares Leite Filho e mais 19 pessoas foram presas hoje pela manhã pela Polícia Federal, de um total de 24 mandados de prisão expedidos pela Justiça Federal.

A PF e a CGU (Controladoria Geral da União) desenvolvem a Operação Orthoptera, classe de insetos dos quais fazem parte os gafanhotos. Segundo o chefe da operação, delegado Pedro Meirelles, a ação recebeu este nome porque os acusados “agiam em bando, destruiam tudo e iam embora”.

A ex-prefeita é acusada de desvio de R$ 5,1 milhões oriundos de convênios federais somente no ano de 2008. Meirelles disse que alguns dos presos podem ser liberados após os depoimentos se ficar entendido que a prisão deles não se faz mas necessária. A CGU e PF vão falar dentro de alguns instantes e à tarde em coletiva de imprensa.

O ex-presidente do Sinduscon é acusado de montar uma empresa fantasma em nome de uma empregada doméstica para participar do esquema. A firma recebeu pelo menos R$ 900 mil de recursos desviados da Prefeitura de Alcântara .

Como Heloísa Leitão e Orlando Leite são advogados, o candidato a presidente da OAB Roberto Feitosa e membros da comissão de prerrogatidas da entidade estiveram na sede da PF para garantir os direitos dos dois.

A relação dos presos ainda não foi divulgada, mas o blog apurou que um cidadão de nome José Carlos Garcia e o dono da empresa C.A Moraes, o empresário identificado apenas por Moraes, estão entre detidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário