segunda-feira, 20 de julho de 2009

Após 'apagar o incêndio', Obama defende mais regulação para bancos



Presidente americano não vê mudança de cultura em Wall Street. Por isso, quer medida para impedir que bancos assumam 'altos riscos'.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira (20) que o governo conseguiu "apagar o incêndio", mas que ainda não resolveu os problemas dos bancos do país. Ele criticou as instituições por assumirem "altos riscos" e defendeu mais regulação no setor.

"O problema para mim é que ninguém percebe que os operadores de Wall Street sentem algum remorso pelos riscos que assumiram", disse Obama em uma entrevista ao canal de televisão "PBS". "Não se percebe que houve uma mudança de cultura e comportamento como consequência do que ocorreu."

Mudanças
O presidente disse ainda que as medidas propostas para mudar a regulação do mercado financeiro impediriam que as empresas tomassem riscos demasiados. Ele também lembrou os altos contracheques pagos pelos acionistas aos executivos de grandes empresas. Somente no ano passado, o pagamento de bônus somou US$ 18 bilhões.

"Acho que apagamos o incêndio. A analogia que eu uso é que nós tínhamos uma bela casa. E aí houve um incêndio. Nós viemos e usamos a mangueira para apagá-lo. O incêndio foi apagado, mas descobrimos que precisaremos de reformas, que o telhado está vazando, que a caldeira está quebrada e que estamos atrasados com a hipoteca", afirmou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário